Novo sistema de propulsão promete levar humanos a Marte em 45 dias

Novo sistema de propulsão promete levar humanos a Marte em 45 dias

Um novo sistema de propulsão promete conseguir levar humanos a Marte em 45 dias está sendo divulgado e promete revolucionar a exploração espacial. O planeta vermelho tem sido alvo de pesquisas espaciais a muitos anos, principalmente pela NASA, visando futuras colônias espaciais para os seres humanos.

Até então, para percorrer 54,6 milhões de km, sendo a distância entre à Terra e Marte, levaria cerca de 9 meses, com a melhor tecnologia conhecida pelos terráqueos.

Esse tempo poderá ser bastante reduzido muito em breve, pois pesquisadores canadenses criaram um sistema de propulsão que poderá proporcionar uma viagem a Marte em 45 dias.

Novo sistema de propulsão promete levar humanos a Marte em 45 dias
Photo by RODNAE Productions on Pexels.com

Engenheiros e cientistas da Universidade McGill afirmam ter desenvolvido o projeto de uma espaçonave movida por propulsão a laser que poderia levar seres humanos até Marte em pouco mais de seis semanas.

Os especialistas sugerem a utilização de seu sistema de propulsão com energia direcionada. Para isso eles acionarão grandes lasers tendo o planeta Terra como base para lançar uma espaçonave até Marte no tempo alegado.

Com este o sistema, os pesquisadores afirmam conseguir uma grande aceleração da nave quanto perto da terra utilizando grandes lases. 

Esses gigantescos feixes de laser irão impulsionar a espaçonave até o espaço profundo de tal maneira que poderá ser comparada a uma fração da velocidade da luz. Segundo os cientistas depois dessa aceleração, a nave conseguirá chegar até Marte no mês seguinte.

Os engenheiros da universidade McGill responsáveis pelo projeto, publicaram um artigo onde sugerem que baseando um grande laser na Terra, com uma matriz de tamanho jamais vista antes (diâmetro de 10 m) e com uma potência de 100 MW poderia impulsionar sua espaçonave munida com tecnologia de laser fotônico.

A expectativa dos criadores do projeto é de que parte do foguete retorne à Terra e seja reciclado para o próximo lançamento, a capsula principal pouse no solo marciano em até 45 dias.

Enquanto hoje, para se atingir uma velocidade semelhante, seria necessário utilizar um foguete de fissão nuclear, correndo-se os riscos da radiação, essa nova tecnologia deve resolver o problema.

Este sistema parece incrivelmente viável para viagens até marte e para futuras explorações espaciais. Contudo, uma espaçonave capaz de utilizar tal tecnologia ainda não existe. 

Portanto, parece que o grande desafio para a equipe de cientistas seja mesmo tirar a sua engenhosa aeronave da fase de planejamento para enfim provar a sua teoria.

Explorer

2 comentários sobre “Novo sistema de propulsão promete levar humanos a Marte em 45 dias

  1. Maravilhosa! A eng. Reversa é uma realidade e causa quebra deparadigmas! Uma matemática que ainda pode ser questinada em função de dobras espaciais; sobre a física quantíca; novos elementos que desconhecemos na tabela períodica etc… Que ainda permanecem apenas na imaginação e talvez fisicamente descinhecemos!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *