Substâncias encontradas em Marte podem indicar vida
Uma grande descoberta sobre marte foi noticiada recentemente pala pela NASA. No dia 15 de dezembro de 2021, a NASA anunciou a descoberta de compostos orgânicos obtidas pelo instrumento de exploração conhecido como SHERLOC.
Simplificando, SHERLOC é um pequeno robô “detetive” que efetua varreduras de ambientes e trabalha com luminescência para detectar compostos orgânicos.
As moléculas contendo carbono além de estarem no interior das rochas analisadas pelo SHERLOC, também estavam na poeira de outas rochas.
Contudo, ainda não se trata de uma confirmação de que existiu vida na cratera Jezero de Marte, visto que mecanismos não biológicos também podem criar orgânicos.
Além disso, a Curiosity descobriu substâncias orgânicas em seu local de pouso, na cratera Gale.
Contudo, mais análises precisam ser feitas para determinar o método de produção dos orgânicos identificados.
A preservação de compostos orgânicos encontrados em rochas das crateras Gale e Jezero, significa que potenciais sinais de vida também podem ser preservados desta maneira.
Porém, não podemos descobrir até que as amostras sejam enviadas à Terra, mas a presença dos orgânicos é uma descoberta muito empolgante.
Podemos estar realmente muito perto do anúncio oficial da descoberta de vida fora do planeta Terra. Seja ela em um passado remoto ou então no presente.
Quando as amostras chegarem à Terra, serão uma fonte de pesquisa e descoberta científica durante muitos anos, segundo os especialistas da Agência Espacial norte-americana.
Realmente, essa nova possibilidade de poder observar as rochas abaixo da superfície acrescenta uma nova dimensão às capacidades de mapear a geologia de Marte.